Filosofia, perguntado por eduardacaprio, 10 meses atrás

“O homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer.” (O mundo como vontade e como representação, 1819).
• Explique a frase na visão do filósofo Arthur Schopenhauer.

Soluções para a tarefa

Respondido por fepolestrevisouyonh
17

O Absoluto é o fundamento da realidade. A esse fundamento Schopenhauer dá o nome de “Vontade”. Ela é responsável pela existência das coisas; manifesta-se, objetiva-se, na multiplicidade do mundo. Uma de suas manifestações é o ser humano, que é corpo e é razão. A razão, entendida como objetivação da Vontade, não tem como compreendê-la, uma vez que a Vontade, por estar na origem da razão, não se coloca como objeto de reflexão racional.

O homem tem consciência dessa Vontade indiretamente. Ao saber que é parte do mundo, do todo, ele também se percebe como originário daquilo que deu existência ao mundo. Na verdade, argumenta Schopenhauer, o homem sente-se integrado ao todo muito antes de ter ideia (ou representação) de si mesmo e do mundo.

Respondido por LarissaMoura3
14

Essa frase é uma máxima de Arthur Schopenhauer que foi um filósofo da Alemanha e aborda o que ele pensa sobre o livre-arbítrio. Para ele as ações humanas são expressão de liberdade e são persuadidas por alguma razão. Em que as escolhas são limitadas pelos fatores externos e também pela vontade.

Arthur Schopenhauer tinha como um dos seus fundamentos, o da “vontade”, em que o mesmo é o responsável pela existência das coisas e é manifestado de forma objetiva na multiplicidade mundial.  

Bons estudos!

Perguntas interessantes