"O homem é espírito. Todavia, que é espírito? É o 'eu'. Mas, nesse caso, o 'eu'? O eu é uma relação que não se estabelece com qualquer coisa de alheio a si, mas apenas consigo mesmo. Ele consiste no orientar-se dessa relação para a própria interioridade, mais e melhor do que na relação propriamente dita. Não é a relação em si o 'eu', mas, sim, o seu voltar-se sobre si mesma, o conhecimento que ela tem de si." (KIERKEGAARD, Sören. O desespero humano. São Paulo: Martin Claret, 2003. p.19.) A antropologia filosófica tem a preocupação de encontrar elementos que caracterizem o ser humano de modo mais certeiro. O trecho fala do ser humano na relação que tem consigo. Pensando-se aquilo que é a definição de “conhecimento”, assinale a alternativa que expressa a mesma ideia apresentada de Kierkegaard. Escolha uma: a. O que caracteriza o homem é a relação que ele estabelece sendo sujeito e, ao mesmo tempo, objeto do conhecimento. b. Não é possível o conhecimento do outro antes de se conhecer a si próprio. c. O conhecimento espiritual leva ao contato do homem com sua essência; daí se pode deduzir a importância da religião. d. O conhecimento do outro é possível quando há abertura para sua interioridade; ou seja, o que se sabe do outro antes dessa concessão é apenas uma falsa imagem. e. O autoconhecimento é necessário pois leva o homem a entender sua própria essência.
Os alunos de uma turma de Ensino Médio, a partir das aulas realizadas para um projeto interdisciplinar, passam a questionar o processo educativo pelo modo como ocorre naquela unidade escolar pública. Passam a perceber que o sistema os considera apenas números, sem maiores preocupações com relação ao futuro; percebem, também, que, por conta disso, muito do que é designado para ser ensinado não condiz com aquilo que eles vivenciam.
A consciência que os alunos citados passaram a ter, se for pensada a partir das reflexões da antropologia filosófica, pode ser vista como:
Escolha uma:
a.
a consciência de que cada indivíduo tem um papel na sociedade, devendo responder por ele e, neste sentido, cumprir sempre mais com suas obrigações enquanto estudantes. Incorreto
b.
a consciência de que a educação deve buscar uma formação que objetive o homem de modo completo e integral, independente das diferenças de classes sociais.
c.
a consciência da luta de classes, que indica a necessidade de que haja uma revolução para que as classes sociais menos favorecidas possam assumir o poder político.
d.
consciência de que não há possibilidade de ser elaborado um projeto educacional que atenda às necessidades dos diferentes contextos sociais.
e.
consciência de que não adianta lutar por mais qualidade na educação, pois a sociedade sempre é regida por interesses econômicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
letra b porque deve busca uma formação que objetive o homem
Respondido por
6
Resposta da 1 questão: " o Homen..." O que caracteriza o homem é a relação que ele estabelece sendo sujeito e, ao mesmo tempo, objeto do conhecimento. A segunda pergunta eu não sei....
Perguntas interessantes