Artes, perguntado por WalkiriaStefany, 8 meses atrás

O historicismo nas artes, manifestado por meio da valorização excessiva da tradição e do passado, bem como o academicismo, foram amplamente criticados pelos movimentos de arte modernos. De acordo com os modernistas, era necessário deixar o passado e criar o novo, algo que estivesse relacionado com o momento presente: a era da industrialização e da crescente urbanização. Se por um lado havia aqueles que só consideravam arte a reprodução quase perfeita do objeto retratado e tinham no passado classicista suas fontes de inspiração, por outro, as vanguardas artísticas do final do século XIX e início do século XX criticaram a arte historicista.

Considerando a relação entre o historicismo e as vanguardas artísticas, é correto afirmar que:




historicismo e vanguardas artísticas significam a mesma coisa, pois a história conta sobre o passado e as vanguardas se alimentam da história para criarem as obras de arte.


o historicismo embasava o conhecimento real sobre arte e as vanguardas o utilizaram de forma positiva e favorável para se destacarem no século XX.


os movimentos de vanguarda, de fato, romperam com o passado por meio de críticas e de uma nova maneira de criar obras de arte contrárias à arte imitativa da natureza ou de um passado tradicionalista.


a padronização artística promovida pela modernidade não abriu espaço para movimentos anti-históricos, todos foram parte de um mesmo movimento que se iniciou na Renascença.


as vanguardas não foram movimentos uniformes, mas, sim, bastante intensos. Focaram-se na reconfiguração do pensar e fazer artísticos, atuando a favor do historicismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por michellypenha
3

Resposta:

c

Explicação:

rompimento com passado

Respondido por TheMoon223
0

Resposta:

os movimentos de vanguarda, de fato, romperam com o passado por meio de críticas e de uma nova maneira de criar obras de arte contrárias à arte imitativa da natureza ou de um passado tradicionalista.

Explicação:

a alternativa correta é a que se refere ao rompimento com o passado e o ideal de inovação nas artes. Por isso as vanguardas artísticas foram movimentos críticos à tradição formal das academias e ao apoio das artes a um passado clássico, que reforçavam a teoria imitativa e a representação formal dos objetos. Esses fatos passaram a ser um empecilho ao avanço de outras formas de pensar uma sociedade que evoluía seus ideais de forma acelerada.

Perguntas interessantes