o historiador Robert Darton comenta sobre um importante livro do Iluminismo lançado em 1751, que foi considerado revolucionário e perigoso. Qual seria o nome desse livro e por que foi considerado perigoso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É autor de diversos livros, como O Iluminismo como negócio, Os best-sellers proibidos da França pré-revolucionária, A questão dos livros e O beijo de Lamourette – Mídia, cultura e revolução. Sua obra mais conhecida é O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa.
Robert Darnton acredita que a história da censura não é uma história de luzes contra a escuridão, mas a história de determinado contexto e comportamento humanos. Em sua mais recente publicação, Censores em ação – Como os Estados influenciaram a literatura, recria três momentos em que a censura restringiu a expressão literária – no século XVIII na França, no século XIX na Índia e no século XX na Alemanha Oriental. Ao enraizar a censura nas particularidades da história, o estudo aborda o impacto da repressão na literatura.