O historiador Luiz Carlos Villalta, na obra "1789-1808: o império luso-brasileiro e os Brasis", destaca três chamadas inconfidências, ocorridas no final do século XVIII: de Minas Gerais (1789), do Rio de Janeiro (1794) e da Bahia (1798). Sobre características e fatos envolvendo esses movimentos, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) 2 – 3 – 2 – 1 – 3 – 1. b) 3 – 1 – 2 – 2 – 1 – 3. c) 1 – 2 – 3 – 3 – 1 – 2. d) 2 – 2 – 3 – 3 – 1 – 1. e) 3 – 3 – 1 – 1 – 2 – 2.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Se associam com a Inconfidência Mineira os itens IV e VI, o que representa o caráter fiscal (foi uma rebelião, em parte, motivada pela cobrança abusiva de impostos na região) e elitista (apesar de serem variados os membros da revolução, eram todos de classe média ou superior).
Se associam com os movimentos no Rio de Janeiro os itens I e III, sendo este um movimento político de caráter crítico, mas que carecia de bases mais amplas para a reestruturação da sociedade.
Se associam com a Conjuração Baiana os itens II e V, tendo sido este o mais popular dos três movimentos, e também o mais politicamente organizado.
É correta a alternativa A.
Perguntas interessantes