.] o "historiador científico", passa a se dedicar cada vez mais ao exame do "concreto vivido" trazido pelas suas fontes, e a se distanciar cada vez mais das perspectivas teleológicas daquelas "filosofias da história" que buscavam antecipar um futuro e refletir essencialmente sobre o sentido e o ponto de chegada da história, mais do que sobre a história em si mesma. O historiador profissional que surge no século XIX, e que seguirá pelos séculos posteriores, estará muito claramente ocupado em sedimentar as suas reflexões em evidências, e em se afastar de especulações não comprováveis ou sem alguma base empírica". (BARROS, 2014, p. 55-56)
Por muito tempo, os historiadores acreditaram que deveriam e poderiam reproduzir os fatos "tal como haviam ocorrido". Dentre as características do conhecimento histórico que assim produziam, podemos assinalar corretamente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - C
2 - C
3 - B
4 - D
Explicação: Corrigido no AVA
1) era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador.
2) Não existe uma verdade única e absoluta na história. Através das fontes, os historiadores traçam versões sobre um determinado acontecimento e essa versão pode ser complementada ou criticada por outros historiadores.
3)Não, o documento é um dos vários tipos de fonte e requer análise e problematização. Ele não conta uma história por si só.
4)A busca dos historiadores metódicos pela verdade e a importância que eles davam aos documentos oficiais são dois de seus pressupostos mais importantes.
c) era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador.
O conhecimento histórico que era produzido caracterizava-se como uma história linear, cronológica, de nomes, de fatos e de dados, que possuíam a pretensão de uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador.
O historiador científico possui a tendência de se dedicar mais ao exame do concreto vivido proveniente das fontes, distanciando-se muito das perspectivas teleológicas das filosofias da história que procuram a antecipação do futuro.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!