O historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda foi um dos importantes pensadores do período pós-1930 no Brasil, pois colaborou, de forma significativa, para a construção do pensamento sociológico brasileiro. Esse intelectual, que tem influência do pensamento de Max Weber, publicou, em 1936, o livro “Raízes do Brasil”. Em sua obra, Holanda faz uma “denúncia” com relação à formação do homem brasileiro.
Assinale a alternativa que melhor explica o conceito que expressa isso.
Escolha uma opção:
a. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma amabilidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear.
b. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear.
c. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.
d. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma harmonia entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.
e. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na razão. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear. (ERRADO)
Explicação:
FIZ A PROVA E ESTA OPÇÃO ESTAVA ¨(ERRADO)¨
Resposta:
Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.
Explicação:
prova já corrigida.