O hip-hop
O hip hop representa um movimento cultural que quando surgiu objetivava a retirada de jovens da periferia, em sua maioria negros, das ruas e dos crimes. O hip hop é um gênero de música, dança e cultura que surgiu na década de 70 em comunidades das zonas urbanas da Jamaica, América Latina e Estados Unidos.
O hip-hop é uma cultura que consiste em subculturas ou subgrupos baseada na criatividade.
São quatro elementos do hip-hop!
. O rap (composto por um MC), ritmo e poesia em forma de expressão verbal.
O rap constitui-se por uma fala ritmada e rimada com expressões que remetem, muitas vezes, a realidade das pessoas.
• Os DJ's, artistas e técnicos que misturam músicas diferentes para serem ouvidas e/ou dançadas, usando suportes como vinil, CD ou arquivos digitais sonoros para tocar. Manejam os aparelhos de mixagem, com o intuito de produzir novas músicas e sons.
•A dança, chamada de breakdance. O b. boy é um dançarino que se expressa utilizando o estilo do breakdance, juntamente com as batidas da música (rap) para compor sua dança, representando a expressão corporal.
• grafiteiro. Os grafites eram demarcações de territórios entre gangues rivais por meio de assinaturas que, aos poucos, transformaram-se em forma de expressão artistica. São artes plásticas, desenhos coloridos feitos nos muros espalhados pela cidade.
O breaking inclui quatro formas basicas de dançar:
• Toprock apresenta todos os movimentos realizados em pé. O dançarino deve ser coordenado flexivel ter estilo e ritmo. É o aquecimento para o inicio da dança
Downrock ou footwork inclui qualquer movimento envolvendo os pés e as mãos dos dançarinos executado simultaneamente no chao.O dançarino usa a velocidade e o controle realizando movimentos extravagantes.
• Power moves incluem movimentos acrobáticos complexos e impressionantes.
São ações que requerem força fisica para serem executadas
• Freeze é um movimento que o dançarino geralmente usa para finalizar a dança. O dançarino suspende-se, finalizando a dança com um movimento em uma pose elegante e impressionante.
Marcos do hip-hop no Brasil
1983- O hip-hop chega ao Brasil e logo a Praça Ramos de Azevedo, em São Paulo, vira palco de encontros com Thaide e Dj Hum.
1985- linha-do-tempo-hip-hop10 grupo Back Spin Crew, de break, participa de batalhas de dança de rua no Largo São Bento, na capital paulista
1990- Racionais MC's, um dos principais grupos brasileiros de rap, lança seu primeiro álbum, com o nome de Holocausto Urbano
1999- linha-do-tempo-hip-hop2 Inaugurado o Centro Cultural Casa do Hip Hop de Diadema, região metropolitana de São Paulo. Ação legitima a cultura
2005-Negra Li, destaque do rap nacional, lança CD de estreia com participações de Marcelo D2 e Mano Brown.
2014- linha-do-tempo-hip-hop3Cranio, um dos nomes fortes do grafite no Brasil, faz sucesso com série sobre problemas cotidianos das metrópoles.
Pesquise e responda
1) Qual era objetivo do hip hop?
2) Como se deu a origem hip hop ?
3) Pesquise quem foi O criador do movimento hip hop e quantos e quais pilares ele estabeleceu na cultura hip hop.
4) Cite pelo menos três beneficios para saúde proporcionar.
que o hip hop pode
5) Na sua opinião hip hop tem alguma influência na sociedade? Comente
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) R: Tinha como objetivo a retirada dos jovens das ruas e dos crimes, em sua maioria eram jovens negros.
2) R: Se originou em 11 de agosto de 1973 em Nova York em uma festa no número 1520 da Sedgwick Avenue na Bronx, aonde ocorreu uma nova corrente musical e cultural q seria até os dias as de hoje chamada de hip Hop.
3) R: O criador foi Afrika Bambaata, e estabeleceu 4 pilares na cultura: o rap, o D king, a breakdance é o grafite.
4) R: Os movimentos que o hip Hop traz por parte da dança leva o dançarino a perda de calorias, também combate o estresse e faz bem para o condicionamento muscular.
5) Sem sombra de dúvidas, na criação do hip Hop ele tinha o objetivo de tirar jovens das ruas, hoje também percebemos que se o jovem se ocupa com o hip Hop ele não tem tempo para o crime, além disso através do hip Hop temos uma firma de protesto totalmente passifica trazendo críticas a sociedade.