Química, perguntado por sofiafuhrmolter, 10 meses atrás

O hidróxido de cálcio consiste num sólido branco que se dissolve muito pouco na água.Esse composto é utilizado como base para neutralizar a acidez de certos tipos de solo e na produção de argamassa. A fórmula molecular e a quantidade de íons OH- que cada molécula dessa base libera em meio aquoso é igual a
A CaO, 1 íon OH- por molécula de base.

B CaOH, 1 íon OH- por molécula de base.

C CaOH, 2 íons OH- por molécula de base.

D Ca(OH)2, 1 íon OH- por molécula de base.

E Ca(OH)2, 2 íons OH- por molécula de base.

Soluções para a tarefa

Respondido por helpqui
23

Resposta:

letra e

Explicação:

hidróxido de cálcio = Ca(OH)2

Então:

cada molécula dessa base libera 2 íons OH-

letra e


sofiafuhrmolter: Muito obrigada!
Respondido por diogenes10neto
2

A fórmula molecular do hidróxido de cálcio é Ca(OH)₂ e a quantidade de íons OH⁻ que cada molécula dessa base libera em meio aquoso é igual 2.

A alternativa correta é a letra e.

Bases

Na química inorgânica, as bases são compostos iônicos que em solução aquosa liberam ânions OH⁻, num processo denominado dissociação iônica. Quanto mais ânions OH⁻ a base libera em solução aquosa, mais forte ela é. As bases consideradas mais fortes são aquelas provenientes dos metais do grupo 1 da tabela periódica.

Alguns exemplos dos íons formados pelas bases quando estão em solução aquosa:

  • NaOH ⇒ Na⁺ + OH⁻
  • LiOH ⇒    Li⁺ + OH⁻
  • Mg(OH)₂ ⇒ Mg²⁺ + 2 OH⁻

Vale ressaltar que para o Mg(OH)₂ são necessários 2 OH⁻ para neutralizar o cátion Mg²⁺, pois este elemento está situado no grupo 2 da tabela periódica (perde 2 elétrons). Para o sódio e lítio é necessário apenas 1 ânion OH⁻, pois estes elementos fazem parte do grupo 1 da tabela (perdem 1 elétron).

Para encontrar a fórmula molecular do hidróxido de cálcio, o processo é similar ao do hidróxido de magnésio, pois o cálcio também pertence ao grupo 2 da tabela periódica. O elemento cálcio perde 2 elétrons formando o cátion 2+ (Ca²⁺). Para neutralizar esse cátion, são necessários 2 ânions OH⁻, logo, sua fórmula molecular é: Ca(OH)₂.

Se para cada cátion Ca²⁺ são necessários 2 ânions OH⁻ para neutralização, a quantidade de íons OH⁻ que cada molécula libera é igual a 2, conforme reação de dissociação iônica:

Ca(OH)₂ ⇒ Ca²⁺ + 2 OH⁻

Entenda mais sobre bases e dissociação iônica: https://brainly.com.br/tarefa/28123890?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes