Biologia, perguntado por Jhennife647, 1 ano atrás

o heredograma mostra a incidência de uma anomalia genética em um grupo familiar? me ajudem pleaseeee!

Soluções para a tarefa

Respondido por diana66065gmailcom
5
O cruzamento chave “pais iguais e filho diferente”, representado pelos indivíduos 7, 8 e 11, permite afirmar o caráter autossômico recessivo da condição. Os indivíduos 7 e 8 são heterozigotos, por possuírem pais com a condição e, assim, passam a ser portadores do gene.

 

Sabendo-se que o indivíduo em questão não possui a anomalia, poderia ser AA ou Aa.

Do cruzamento de duplos heterozigotos, temos 1 AA : 2 Aa : 1aa. Excluindo-se a possibilidade de ser aa (ele é saudável), temos a probabilidade de portar o gene de ⅔, assim, 66,6%

Respondido por Larissa098Domenico
0

Resposta: Alternativa correta: Letra d)67%.

Os pais (7 e 8) são heterozigotos pois têm uma filha homozigoto (com a doença), sendo que eles são normais.

Os pais (7 e 8) vão ser Aa, pois o 7 tem a mãe (2) com anomalia, e o 8 tem o pai (3) com anomalia, ou seja eles são saudáveis mas possuem o gene recessivo. Inquanto a filha deles (11) vai ser aa (pois ela é doente).

Portanto o indivíduo 10 pode ser Aa ou AA, porém ele não pode ser aa, pois ele é normal. Para saber a probalidalide de ele ser portador desse alelo, temos que realizar a 1° lei de Mendel:

\ A a

A AA Aa

a Aa aa

Elimana-se o aa, pois o indivíduo 10 é normal. Vai restar AA, Aa e Aa. Como o indivíduo 10 quer saber a probablidade de ser portador desse alelo, então é calculado 2/3, pois Aa e Aa tem a anomalia genética, já AA é sem a anomalia genética. Ficando assim 2/3= 0,66. Transforma-se em fração (multiplica por 100): 66%, aproximadamente 67%.

Perguntas interessantes