Biologia, perguntado por nairaroberta, 1 ano atrás

O heredograma é a representação gráfica das relações de parentesco entre os indivíduos de uma família e das características particulares de seus membros. Com base na análise da figura, interprete o heredograma apresentado a seguir, considerando o grau de parentesco, a manifestação genética dos traços hereditários, a reprodução e a sobrevivência dos indivíduos

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
39

Considerando o grau de parentesco, é possível observar no heredograma que o cruzamento existente entre A e B é do tipo consanguíneo. Em relação à manifestação genética dos traços hereditários, podemos verificar que o caráter em questão é do tipo autossômico recessivo.

Por fim, também observamos que esse caráter não interfere na reprodução dos indivíduos e nem mesmo na sobrevivência dos mesmos. Isso se deve ao fato da mulher IV possuir característica e mesmo assim gerar descendentes.

Bons estudos!

Respondido por fernandasoares0002
1

A partir da observação do heredograma, percebe-se que o grau de parentesco entre A e B é muito próximo por conta da consanguinidade entre eles. A característica é autossômica recessiva e não interfere na reprodução dos afetados.

Vamos entender melhor.

Heredogramas

Os heredrogramas são representações simbólicas que exemplificam as famílias e a fluidez das características hereditárias ao longo das gerações.

Num heredograma, devemos nos atentar a como essas figuras são representadas para que possamos entender a árvore genealógica de forma correta. Veja:

  • Quadrado: homem

  • Bolinha: mulher

  • Traço que parte do meio de um quadrado e uma bolinha: filhos do cruzamento

  • Dois traços entre um cruzamento: cruzamento consanguíneo

  • Qualquer figura pintada: afetado pela característica

Podemos observar o padrão recessivo ou dominante de uma característica notando sua disposição ao longo das gerações. Vamos exemplificar com o caso da questão.

Os pais A e B não são afetados pela característica, no entanto, dois de seus filhos são. A partir disso, percebemos que a característica é autossômica recessiva pois só se manifestou na geração seguinte.

Essa característica não impede a reprodução dos afetados, pois, IV é uma mulher afetada e teve um filho afetado do cruzamento com um homem normal.

Aprenda mais sobre Heredogramas em: brainly.com.br/tarefa/45705509

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes