O hábito de comer fora de casa tem sido uma realidade cada vez mais presente na vida de muitos brasileiros. E existem as mais diversas opções como lanchonetes, fast food, petiscos, bares, padarias, restaurantes, entre outros. A falta de tempo e até mesmo a praticidade são apontados como fatores que impulsionam o setor, apesar do cenário econômico turbulento. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar, sendo consumido uma média de 25% da sua renda. Neste sentido, os restaurantes devem ser preparados para atender os clientes com qualidade e segurança alimentar. Para isso existem legislações que orientam quais normativas uma unidade de alimentação e nutrição deve ter. De acordo com as informações apresentadas, faça a associação do nome do documento na Coluna A com seus respectivas características, apresentados na Coluna B.
COLUNA A:
I. Manual de boas práticas.
II. Procedimento operacional padrão.
III.Planilhas de Controle.
COLUNA B:
1. Documento mais abrangente que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo, onde pode-se ter informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, da água utilizada, os procedimentos de higiene e controle de saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o que fazer com o lixo e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis.
2. Documento que descreve passo-a-passo como executar as tarefas no estabelecimento. É como uma receita de bolo, que deve ser seguida rigorosamente, para que tudo vá bem.
3. Neste documento se destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a frequência em que deve ser feita e deve ser aprovado pelo estabelecimento.
4. Documento onde são anotadas informações de temperatura de recebimento de alimentos refrigerados e congelados.
5. Documento obrigatório em serviços de alimentação, que deve ser disponível para que todos os colaboradores utilizem como uma ferramenta do dia a dia, para garantir a qualidade dos alimentos e a segurança alimentar dos clientes.
6. As planilhas são de uso restrito e exclusivo do serviço de alimentação, nem mesmo a vigilância sanitária pode ter acesso.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas. Escolha uma:
a. I - 2; I - 6; II- 1; II-3; III-4; III-5.
b. I - 1; I - 6; II- 5; II-3; III-4; III-2.
c. I - 1; I - 3; II- 2; II-4; III-6; III-5.
d. I - 1; I - 6; II- 4; II-3; III-2; III-5.
e. I - 1; I - 6; II- 2; II-3; III-4; III-5. CORRETO (corrigido pelo AVA)
Soluções para a tarefa
Resposta:. I - 1; I - 6; II- 2; II-3; III-4; III-5.
Explicação:
(corrigido pelo AVA)
Sobre a legislação para a orientação das unidades de alimentação e nutrição podemos afirmar que e. I - 1; I - 6; II- 2; II-3; III-4; III-5.
Ainda sobre a legislação de alimentos
A Anvisa, na área dedicada aos alimentos, supervisiona, coordena e controla as atividades relacionadas aos alimentos, como a inspeção, o registro, a fiscalização e o controle de risco.
Uma de suas responsabilidade é de estabelecer padrões e nomas dentro da qualidade no sentido de uma identidade que seja observada.
Uma das legislações cabe ao manual de boas práticas que é um documento que descreve a forma correta de se trabalhar com informações gerais como a limpeza e o controle de pragas.
Leia mais sobre as legislações de alimentos em https://brainly.com.br/tarefa/53548228
#SPJ2