O H2S reage com o SO2, segundo a reação H₂S + SO2 S+ H2O Assinale entre as opções abaixo, aquele que indica o número máximo em mols de S que pode ser formado quando se faz reagir 5 mols de HS com 1mols de SO a) 3 b) 4 X6 d)7,5
Soluções para a tarefa
Resposta:
A quantidade máxima de moles de S que pode ser formada é 7,5 moles, resposta presente na Alternativa D.
Por favor, acompanhar a Explicação.
Explicação:
Para realizarmos o cálculo dos moles de S, devemos proceder ao balanceamento dos coeficientes estequiométricos da reação, em que o número de átomos das substâncias que são reagentes deve ser absolutamente igual ao número de átomos das substâncias que são produtos.
Iniciemos com os reagentes e produtos, sem o balanceamento de seus coeficientes estequiométricos:
H₂S + SO₂ ⇄ H₂O + S
- número de átomos presentes nas substâncias que são os reagentes da reação: 2 átomos de Hidrogênio (H), 2 átomos de Enxofre (S) e 2 átomos de Oxigênio (O).
- número de átomos presentes nas substâncias que são os produtos da reação: 2 átomos de Hidrogênio (H), 1 átomo de Enxofre (S) e 1 átomo de Oxigênio (O).
Balanceada, a reação terá os seguintes coeficientes estequiométricos:
1H₂S + ¹/₂SO₂ ⇄ 1H₂O + ³/₂S
Fazendo-se a multiplicação por 2, em ambos os lados da reação química, teremos:
2H₂S + 1SO₂ ⇄ 2H₂O + 3S
Vamos observar se os números de átomos das substâncias que são reagentes são iguais aos números de átomos das substâncias que são produtos:
- número de átomos presentes nas substâncias que são os reagentes da reação: 4 átomos de Hidrogênio (H), 3 átomos de Enxofre (S) e 2 átomos de Oxigênio (O).
- número de átomos presentes nas substâncias que são os produtos da reação: 4 átomos de Hidrogênio (H), 3 átomos de Enxofre (S) e 2 átomos de Oxigênio (O).
Portanto, a reação química encontra-se perfeitamente balanceada.
Agora, vejamos a proporção dos coeficientes estequiométricos, que nos dirá sobre os números de moles de cada uma das substâncias presentes na reação:
2 moles de H₂S + 1 mol de SO₂ ⇄ 2 moles de H₂O + 3 moles de S
Assim, a proporção entre reagentes e produtos será:
2 moles de H₂S : 1 mol de SO₂ : 2 moles de H₂O : 3 moles de S
A Tarefa nos pede a quantidade máxima de moles de S que pode ser formada com a reação de 5 moles de H₂S com 1 mol de SO₂. Aqui, vale uma observação: cremos que houve erro de digitação com relação ao número de moles de SO₂, uma vez que, para a reação com 5 moles de H₂S, respeitados os coeficientes estequiométricos da reação química balanceada, serão necessários 10 moles de SO₂.
Vamos à relação dos coeficientes estequiométricos na reação de 5 moles de H₂S e 10 moles de SO₂:
2 moles de H₂S : 1 mol de SO₂ : 2 moles de H₂O : 3 moles de S
5 moles de H₂S : 10 moles de SO₂ : x moles de H₂O : y moles de S
Cálculo feito para o resultado de moles produzidos de S (observemos as proporções entre os coeficientes das substâncias da reação química):
Os coeficientes estarão assim balanceados:
2 moles de H₂S : 1 mol de SO₂ : 2 moles de H₂O : 3 moles de S
5 moles de H₂S : 10 moles de SO₂ : 5 moles de H₂O : 7,5 moles de S
Concluindo, a quantidade máxima de moles de S que pode ser formada é 7,5 moles, resposta presente na Alternativa D.