O “Guia alimentar para a população brasileira” (BRASIL, 2014) é um instrumento produzido com o intuito de promover a alimentação saudável e adequada para a população por meio da educação alimentar, de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional. Este documento traz em sua composição a valorização da cultura alimentar, a identidade que cada grupo pode desenvolver, de acordo com sua escolha alimentar, e a melhor forma de adaptarmos a alimentação para a melhoria da qualidade de vida, por meio de pequenos passos inseridos na rotina que auxiliam a educação nutricional. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. 156 p. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.
Considerando os cinco passos para a elaboração do “Guia alimentar para a população brasileira” (BRASIL, 2014) leias as afirmativas a seguir.
I. O princípio denominado “Alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes” discorre sobre a importância dos nutrientes na saúde, mas considera os diversos aspectos que têm relação com a alimentação. Neste caso, é preciso levar em consideração a forma de preparação dos alimentos, os valores sociais e culturais que eles apresentam para o indivíduo e a maneira como a alimentação é realizada.
II. O princípio “Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável” preconiza a necessidade de ter conhecimento a respeito das formas de produção e distribuição dos alimentos, compreendendo o impacto negativo que pode ser gerado caso esses processos sejam realizados de forma incorreta.
III. No princípio “Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares” são abordadas as orientações fornecidas acerca da adoção de hábitos de vida mais saudável em concordância com a situação alimentar e de saúde da população. Entre as principais mudanças que ocorreram com o passar do tempo, encontra-se a substituição no consumo dos alimentos in natura ou, minimamente, processados, por alimentos industrializados.
IV. Para que os indivíduos alcancem a autonomia nas escolhas alimentares, é necessário conhecimento acerca de alimentação saudável. É preciso considerar que alguns fatores podem influenciar de forma positiva ou negativa as escolhas alimentares, como a localização de moradia (acesso à feiras próximas de casa), o custo dos alimentos associado à renda individual, a necessidade de realizar alimentação fora de casa, entre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas que descrevem alguns dos passos citados no “Guia alimentar para a população brasileira” (BRASIL, 2014) de forma correta.
II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.
I e III.
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Explicação:
II e III.
Respondido por
2
O Guia Alimentar da População Brasileira é formulado a partir de estudos científicos e pesquisas epidemiológicas, para que a recomendação alimentar seja adequada para a população de maneira geral, considerando os aspectos socioculturais e econômicos. As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, a alternativa C está correta.
O Guia Alimentar da População Brasileira
Na afirmativa III o princípio "Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares" trata da necessidade das pesquisas e estudos acerca da alimentação e seu impacto no metabolismo de um indivíduo ou de forma coletiva, o que contribui para a formulação do guia.
Saiba mais sobre o Guia Alimentar em: https://brainly.com.br/tarefa/18621762
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes