O grupo inorgânico dos sais tem grande relevância e impacto no cotidiano como, por exemplo, o fluoreto de sódio nos dentifrícios ou o carbonato de cálcio presente nas conchas, nos recifes de corais e nas cascas de ovos. Os sais são produtos de reações de neutralização entre bases e ácidos. Escreva acerca da importância comercial dos sulfatos de cálcio, nitrato de sódio e sulfato de alumínio e os devidos reagentes (ácido e base) envolvidos na formação de cada sal destacado em negrito.
Soluções para a tarefa
Resposta:
•O sulfato de cálcio tem importância nas produções utilizados como fertilizantes agrícolas, do cimento e do giz, e como dessecante (substância capaz de absorver água). A gipsita, também conhecida domo “pedra de gesso”, é a forma hidratada do sulfato de cálcio, cuja fórmula química é CaSO4. 2H2O (sulfato de cálcio di-hidratado).
•O nitrato de sódio pode-se citar a fabricação de fertilizantes nitrogenados, produção de explosivos, vidros, fogos de artifício, adesivos, aditivos de pinturas e reativos fotográficos. Esse sal pode ser obtido artificialmente a partir da amônia ou da reação de ácido nítrico com hidróxido de sódio. Normalmente é encontrado na natureza.
•O sulfato de alumínio é usado para o tratamento de água, tratamento de efluentes, limpeza de piscina, manufatura de papel, decantação de partículas mais densas que a água por ação da gravidade e ajuste do pH da água. Sulfato de alumínio é um sal obtido pela reação entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e o hidróxido de alumínio (Al(OH)3) ou entre o mesmo ácido e o alumínio metálico (Al).
Resposta:
O sulfato de cálcio também é conhecido como gesso agrícola. Esse sal fornece cálcio e enxofre às plantas e também neutraliza parte do alumínio contido no solo, sendo o alumínio um metal que traz prejuízo às lavouras.
Sua reação de formação é dada por: 4H2O2 (ácido) + CaS (base) → CaSO4 (sulfato de cálcio) + 4H2O (água)
O nitrato de sódio também é densamente utilizado na agricultura, como fertilizante. Além disso, também é empregado na fabricação de explosivos, devido ao fato de ser um sal que tem alto poder de combustão.
Sua reação de formação é dada por: HNO3 (ácido) + NaOH (base) → NaNO3 (nitrato de sódio) + H2O (água)
O sulfato de alumínio é um sal utilizado em estações de tratamento de água e também na limpeza de piscinas, além da indústria de papel. Normalmente, esse sal é empregado na manutenção de pH da água.
Sua reação de formação é dada por: 3 H2SO4 (ácido) + 2 Al(OH)3 (base)→ Al2(SO4)3 (sulfato de alumínio) + 6 H2O (água)