O grupo do 'eu' faz, então, de sua visão a única possível, ou mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do 'outro' fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou inteligível. ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 9. A citação explicita o fenômeno social denominado etnocentrismo. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que explica o conceito.
Soluções para a tarefa
Respondido por
139
Etnocentrismo é um conceito que diz que algumas culturas são superiores a outras, de modo que cabe aos "superiores" trazer os "inferiores" à civilização. É uma postura típica do século XIX e que é marcada pelo desrespeito com os atributos típicos das culturas estrangeiras, definindo tudo que é diferente como inferior e ridículo.
Foi a posição ideológica que determinou a antropologia europeia desde a Era dos Descobrimentos, por meio da consideração de que os nativos da África e das Américas eram "selvagens", até o desenvolvimento das Ciências Sociais não-etnocêntricas na virada do século XIX para o XX.
Respondido por
103
Resposta:
LETRA B
Explicação: É UMA VISÃO DO MUNDO QUE PODE COMPREENDER AS IDÉIAS.
Perguntas interessantes