Administração, perguntado por joaobrambilia, 1 ano atrás

O Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL) foi criado no âmbito do governo federal para sistematizar a atuação institucional em prol do desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) existentes. Os esforços iniciais do grupo focaram na necessidade de identificação dos APLs existentes em todo o país, além da organização e do planejamento de cada um deles. Diversos Planos de Desenvolvimento (PDs) foram elaborados contendo desde ações simples e de curto prazo, como a indicação de um gestor ou a criação de um grupo de e-mails, até ações de longo prazo, que necessitariam de grande aporte de recursos por parte das instituições de fomento, como a criação de escolas técnicas e de centros tecnológicos.

​BELLUCCI, A. C. S.;et al. GTP APL: Dez anos de avanços e perspectivas de futuro. Brasília: IPEA, 2014 (boletim regional, urbano e ambiental).

A ação das políticas públicas visa transformar aglomerações de pequenos empreendimentos – muitos com elementos de economias informais - em APLs dinâmicos, por meio de uma estrutura de suporte institucional facilitadora para alavancagem de suas potencialidades em produtos e em processos. Nesse diapasão, o Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL) exerce um papel muito importante no país pois:
Alternativas
Alternativa 1:
Oferece crédito e financiamento para o processo de especialização produtiva localizada.

Alternativa 2:
Promove a economia internacional pois incentiva a importação de capacitação de capital humano.

Alternativa 3:
Efetiva o objetivo econômico, no sentido de aumentar o PIB regional, que é o objetivo principal de arranjos produtivos locais.

Alternativa 4:
Possibilita uma estrutura de suporte institucional facilitadora para alavancagem de suas potencialidades em produtos e processos.

Alternativa 5:
Apresenta um modelo ideal de trajetória de desenvolvimento, garantidora de sucesso das empresas envolvidas em determinado APL.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
10

Podemos apontar que o Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL) exerce um papel muito importante no país porque proporciona uma estrutura de suporte institucional facilitadora para alavancagem de suas potencialidades em produtos e processos.

Essa estrutura institucional de suporte facilita o desenvolvimento dos pequenos negócios que até então eram informais e pouco profissionalizados, dando a eles uma alavancagem no desenvolvimento de seus produtos ou processos de venda.

Alternativa 4.

Abraços!

Respondido por neidemodas
3

Resposta: Resposta alternativa 4.

Explicação:

Perguntas interessantes