O grupo de países do BRICS é chamado de emergentes. Porque o bloco pode desafiar as grandes potências econômicas do mundo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estes países possuem diversas características semelhantes como: países com maior extensão territorial, riqueza de matéria-prima, disponibilidade de trabalhadores barata (destaque para a Índia), concentram 42% da população mundial, potencial militar (Rússia e China) e grande mercado interno.
Explicação:
Foi estimado que o PIB do BRICS em 2014 superou US$ 17 trilhões, aproximando-se do PIB dos Estados Unidos.
O grupo BRICS não é considerado um bloco econômico, pois não possui integração econômica e nem política como, por exemplo, o Mercosul e a União Europeia. Outra diferença, é que o BRICS não possui um secretariado fixo. Por fim, o que se pode considerar do BRICS é que são potências econômicas que se uniram para melhorar o seu desenvolvimento, criando espaços de discussão para elaborar planos de ação.
Neste documento, chamado “Building Better Global Economic BRICs”, Jim O’Neill, chefe de pesquisa, destacou que quatro países emergentes como o Brasil, Rússia, Índia e China apresentavam um acentuado crescimento econômico podendo superar em 2050 os países ricos.
Esse relatório demonstrou que esses países apresentavam um potencial econômico e os próprios países começaram a se articular no propósito de melhorar seu desenvolvimento de forma conjunta. Futuramente, este grupo pode desempenhar uma integração econômica
ESPERO TER AJUDADO!
Resposta:
- Grupo de países que mais crescem no planeta;
- Grupo de países de maior poder de consumo do mundo;
- Pela criação de um Banco Internacional;
- Pela criação de um contingente de reserva no valor de 100 bilhões de dólares.
Explicação:
Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo.
Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de Março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente.
Outra medida que também não agradou aos EUA e Reino Unido foi a criação de um contingente de reserva no valor de 100 bilhões de dólares. Tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a estabilidade econômica dos 5 países que fazem parte do grupo.
Com essas decisões, é possível perceber a importância econômica e política desse grupo, assim como também é possível vislumbrar a emergência de uma rivalidade entre o BRICS, os EUA e a União Europeia.