Química, perguntado por luantavres23, 10 meses atrás

O grande salto tecnológico que pode acabar com a sede no mundo
Em tempos de escassez de água em diversos Estados do Brasil, a solução para o problema poderia ser óbvia: aproveitar a abundância da água do mar para o uso comum por meio da dessalinização. O método tradicional de transformar água do mar em água potável é aquecê-la e depois recolher a água evaporada como um destilado puro, porém este processo consome grande quantidade de energia. Já a osmose reversa utiliza bem menos energia, o sistema consiste em empurrar a água salgada através de uma membrana de polímero que contém furos minúsculos, do tamanho de um quinto de nanômetro. Esses orifícios são suficientemente pequenos para bloquear as moléculas de sal e suficientemente grandes para permitir a passagem das moléculas de água.

BELTON, Padraig. O grande salto tecnológico que pode acabar com a sede no mundo. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2018.

Do ponto de vista químico, o processo de osmose reversa ocorre quando a água

(A)
atravessa uma membrana semipermeável se movimentando do meio hipertônico para o meio isotônico, devido a diferença do gradiente de concentração, invertendo o sentido espontâneo do solvente.

(B)
atravessa a membrana semipermeável se movimentando do meio hipotônico para o meio hipertônico devido a elevada pressão exercida no sistema, invertendo o sentido espontâneo do solvente.

(C)
atravessa a membrana semipermeável se movimentando de um meio isotônico para o outro devido a elevada pressão exercida na membrana.

(D)
se desloca do meio insaturado para o supersaturado devido a diferença do gradiente de concentração, invertendo o sentido espontâneo do solvente.

(E)
se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico através de uma membrana semipermeável devido a elevada pressão exercida no sistema, invertendo o sentido espontâneo do solvente.

Soluções para a tarefa

Respondido por playboymillionario23
0

Resposta:

atravessa uma membrana semipermeável se movimentando do meio hipertônico para o meio isotônico, devido a diferença do gradiente de concentração, invertendo o sentido espontâneo do solvente.

Explicação:

Perguntas interessantes