O grande evento histórico da transformação ocorrida na Grécia Clássica e que marca a transição para a época Helenística foi a expedição de Alexandre Magno no período de 334 a 323 a.C. Foram radicais mudanças em todo o espírito do mundo grego por desfazerem uma das maiores realizações, não só entre os gregos mas, de toda a humanidade: a criação e o estabelecimento da Polis como o espaço público para o exercício da cidadania, na qual o homem livre cumpria sua obrigação de decidir os rumos do seu estado. Como para o grego da época clássica sua vida privada se confundia com sua condição de cidadão, a totalidade de sua existência transcorria no exercício da cidadania; na Polis. Toda a construção de um ideal se desfazia sob um outro que se impunha pela força. As antigas concepções, fundamentais para o antigo modelo de vida, alicerçada na espiritualidade da moral refletida pela ética, que culminava no pensamento de Platão e Aristóteles, desaparecia deixando em seu lugar o vazio que o novo habitante, já nem tanto cidadão, deveria preencher. Levando isso em conta, responda: Explique o porquê deste período histórico e filosófico ter ficado conhecido como período helenístico. (0,5) De que forma as conquistas empreendidas por Alexandre alteraram o caráter da filosofia antiga? O que quer dizer quando se diz que nesta época a filosofia saiu da esfera pública e passou para a esfera interior? (0,5)
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Esse período ficou conhecido como período helenístico porque trouxe de volta novas perspectivas miscigenando povos e culturas diferentes. Passa-se então a aceitar melhor o outro, assim como, entender a si mesmo.
Nesse sentido, a vida pública deixa de se misturar tanto com a vida pessoal e assim, as pessoas vão buscando diferentes formas de conhecimento, de religião e modos de vida. Esse período contribuiu bastante para a história em geral.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás