O grande desenvolvimento da cosmética ocorreu nos períodos pré e pós Segunda Guerra Mundial, com o emprego de tensoativos, o que possibilitou a fabricação de cremes contendo componentes oleosos e aquosos mais estáveis. As bases e os ativos dos produtos cosméticos atuam em sinergia para obter a ação esperada. Entre os principais tipos de bases cosméticas, estão as emulsões.
MORENO, Franciele Neves. Estética Capilar e Tricologia. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021.
Considerando esse tipo de base cosmética, analise as afirmações:
I. Emulsão é um sistema heterogêneo formado pela combinação de líquidos imiscíveis, mas que, devido aos emulsionantes ou tensoativos (surfactantes) os tornam miscíveis.
II. O componente presente nos cosméticos que vence a barreira da miscibilidade é o surfactante. É o agente ativo de superfície, capaz de umedecer os cabelos e dispersar o óleo na água, por exemplo, reduzindo a tensão superficial.
III. A água é o principal constituinte de emulsões como xampus, condicionadores e fixadores, mas não é capaz de dissolver o óleo, que por sua vez, é hidrofóbico e lipofílico.
IV. As emulsões podem ser classificadas quanto à hidrofilia ou à lipofilia das fases oleosa e aquosa, mas não quanto à viscosidade.
É correto o que se afirma em:
cirotkd:
I II III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
As afirmativas corretas em relação aos cosméticos, são:
I, II, III e IV.
A emulsão é um sistema heterogênea estável, aqui a mistura de dois líquidos que não deveriam se misturar, eles são imiscíveis, como água e algum composto apolar, como um óleo, isso é comum na indústria dos cosméticos.
Os cosméticos conseguem vencer a barreira da miscibilidade através dos surfactantes, eles conseguem quebrar as interações entre as substâncias, e para isso eles precisam da água para ocupar esses espaços.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes