Informática, perguntado por samuelsaiwmonp01u7t, 1 ano atrás

O grande desejo de todos os desenvolvedores de programas é
utilizar quantidades ilimitadas de memória que, por sua vez, seja extremamente rápida.
Infelizmente, isso não corresponde à realidade, como tenta representar a lista abaixo, que descreve uma hierarquia de memória: para cada elemento, estão indicados os tamanhos típicos disponíveis para armazenamento de informação e o tempo típico de acesso à informação armazenada.

I. Registrador do processador: 100 bytes / 0,3 ηs
II. Memória cache: 256 kbytes / 1 ηs
III.Memória principal: 512 Mbytes / 5 ηs
IV.Memória secundária: 40 Gbytes / 100 ms

Como pode ser visto na lista acima, registradores do processador e memória cache operam com tempos distintos, o mesmo ocorrendo com a memória principal com relação à memória cache, e com a memória secundária com relação à memória principal. Considerando as informações acima apresentadas, analise as seguintes afirmações:

Se registradores do processador e a memória cache operassem com os mesmos tempos de acesso, ainda haveria vantagem em se utilizar a memória cache ?

Se a memória cache e a memória principal operassem com os mesmos tempos de acesso, ainda haveria vantagem em se utilizar a memória cache ?

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
7
Se registradores do processador e a memória cache operassem com os mesmos tempos de acesso, ainda haveria vantagem em se utilizar a memória cache ? - Resposta = sim, pois ainda seriam muito mais rápidos os acessos ao cache do que a memória principal.

Se a memória cache e a memória principal operassem com os mesmos tempos de acesso, ainda haveria vantagem em se utilizar a memória cache ? Resposta = não. Nesse caso o ganho de tempo não compensaria a complexidade de montar mais um nível de acesso intermediário entre o processador e a memória principal.

Perguntas interessantes