Sociologia, perguntado por GPeh, 5 meses atrás

O grande desafio das ciências sociais, desde o seu surgimento, é a investigação, não apenas das instituições e práticas sociais, mas também das convicções que os agentes têm sobre a sua própria sociedade – investigar não apenas a realidade social, mas os saberes que se debruçam sobre ela. Debruçando sobre a realidade social capitalista, o marxismo trouxe diversas reflexões.

A partir das afirmações, verifique quais correspondem ao pensamento marxista:


I- A classe dominante não tem interesse em oferecer um conhecimento crítico, de qualidade e democrático a todos, de forma justa. Isso porque precisa manipular, controlar e dominar as classes que não detêm o acúmulo de capital, para manter o poder.
II- As classes sociais estão em constante conflito, pois os burgueses exploram os trabalhadores, visando ao lucro. Segundo Marx, esse conflito pode ser resolvido dentro da própria sociedade capitalista.
III- Para Marx, a sociologia deveria contribuir para a realização de mudanças radicais na sociedade, promovendo a orientação das classes sociais para a transformação da sociedade e a emancipação dos indivíduos.
IV- De acordo com Martins (1994), foi o socialismo, principalmente o marxista, que despertou a vocação crítica da sociologia, unindo explicação e alteração da sociedade, e ligando-a aos movimentos de transformação da ordem existente.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o pensamento marxista:

Soluções para a tarefa

Respondido por GPehResposta
10

Resposta:

Apenas a II está incorreta, pois, segundo Marx, as classes sociais estão em constante conflito, pois os burgueses exploram os trabalhadores, visando ao lucro. No entanto, ele não acredita que esse conflito possa ser resolvido dentro da própria sociedade capitalista.

Explicação:

Respondido por didisamayra
8

Resposta:

I III IV

Explicação:

Perguntas interessantes