O grafismo indígena e os modos de apresentação tribais sempre despertaram interesses de estudiosos e curiosos ao longo da história. Se considerarmos todo choque cultural ocorrido nos primeiros contatos entre os ameríndios e os portugueses, há de se ter uma clara noção do que tais coisas representaram. Contudo o que parece ter sido mais difícil ao olhar europeu foi considerar que os índios não se viam nus, mas que em si a pintura constituíase como uma veste cultural, carregada de sentido mítico e apontadores de valores internos. Portanto, esse olhar exótico (ex ótico) do estrangeiro concentrou-se mais em outros elementos, não permitindo aos mesmos uma descrição mais minuciosa da pintura corporal e do seu valor dentro destas sociedades. Essas dificuldades, contudo, não ficaram apenas em proibições formais, mas concentraram-se na ânsia de uma ambição maior: destituir o índio de sua pele social, proibindo certas pinturas e ornamentações e incentivando o uso de vestimentas.Sobre a pintura corporal indígena, marque a alternativa correta: *
a)As cores empregadas na pintura corporal são de origem vegetal, e se reduzem basicamente ao vermelho, obtido do urucum; ao preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado a fuligem; ao branco, da tabatinga, e com menor frequência ao amarelo, extraído do açafrão.
b)A aplicação das tintas, faz-se com auxílio de pedras e pinceis industrializados, em certas sociedades, mediante carimbos, feitos com caroços de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta.
c)A pintura corporal para os índios tem sentido único: a preparação para a guerra.
d)O importante é saber que os índios tem a mesma pintura.
e)A pintura corporal é função masculina, o homem pinta os corpos dos filhos e da mulher.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
b)
Explicação:
ei acho, se não estiver certo me fala por favor
Perguntas interessantes
Química,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás