Pedagogia, perguntado por danilocaetano97, 4 meses atrás

O gráfico seguinte, elaborado com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) - Contínua Educação 2019, apresenta o percentual de analfabetismo entre negros e brancos. Grafico Disponível em: h Acesso em: 11 de maio de 2021. Com base nas informações do gráfico, pode-se afirmar que: I. O racismo estrutural, presente nas relações sociais e econômicas do país, atinge apenas os negros maiores de 60 anos. II. Essas taxas de analfabetismo estão relacionadas, no âmbito escolar, à desigualdade entre negros e brancos – quanto ao acesso e ao desempenho. III. A obrigatoriedade da Educação Básica e a gratuidade a partir da pré-escola garantiram a superação das desigualdades entre negros e brancos. IV. Ainda que o racismo estrutural seja uma realidade no país, no ambiente escolar foram praticamente extintas as desigualdades entre brancos e negros. São verdadeiras: a. a sentença II. b. as sentenças II, III e IV c. a sentença I d. as sentenças II e III. e. as sentenças II e IV


danilocaetano97: a.
a sentença II.
PCMichelle: Obrigada.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
27

A alternativa que melhor argumenta sobre a educação e as desigualdades sociais frente ao racismo estrutural está na letra A.

I. Falso. O Racismo estrutural afeta todas as idades, o que inclui desde o nascimento de uma criança negra, passando por seu crescimento, seu desenvolvimento, sua formação até a chegada da fase adulta, até a terceira idade.

II. Verdadeiro. Grande parte das taxas de analfabetismo dialogam diretamente com o exposto na asserção.

III. Falso.  obrigatoriedade da educação básica não garantiram a superação das desigualdades sociais.

IV. Falso. Mesmo dentro do ambiente escolar existe o preconceito e a disparidade entre as classes.

Respondido por rosavilma1
10

Resposta:

a sentença II.

Você compreendeu que as taxas de analfabetismo, maiores entre os negros do que entre os brancos, estão relacionadas ao insucesso dos negros no contexto escolar: desestimulados pelo fracasso escolar, podem até abandonar a escola, engrossando as taxas representadas no gráfico. Como a capacidade de aprender não é prerrogativa dos brancos, comprova-se a tese de que sistematicamente os negros recebem tratamento que não lhes permite superar as diferenças que trazem Essas taxas de analfabetismo estão relacionadas, no âmbito escolar, à desigualdade de tratamento dos negros: não há, via de regra, estratégias e políticas de equidade que permitem que essa população supere as diferenças sociais e culturais que aportam às escolas. Assim, elas se transformam em diferenças de aprendizagem.

Explicação:

Perguntas interessantes