Química, perguntado por batistaflavia45, 1 ano atrás

O grafico mostra que o etanol entra em ebulição a 78 °C á pressão externa de 760 mmHg. Observando o gráfico, procure relacionar pressão de vapor do líquido com temperatura de ebulição e pressão atmosférica, explicando porque o álcool etílico entra em ebulição quando aquecido a 78°C. Suas explicações podem ser aplicadas a outros líquidos?

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferssantos92
11

Olá. Você esqueceu de anexar o gráfico, portanto coloquei em anexo.


Primeiramente, vamos entender o que ocorre quando um determinado líquido é aquecido: as moléculas começam a ter a sua temperatura elevada e começam a aumentar o seu grau de agitação. O líquido então vai criando uma certa pressão de vapor no recipiente (que é menor do que a pressão atmosférica). Se o líquido continuar sendo aquecido, a pressão de vapor no repiciente será maior, até que chegará um momento em que essa pressão será maior que a pressão atmosférica exercida sobre o líquido.

Quando a pressão de vapor do líquido ultrapassar a pressão atmosférica, as moléculas de vapor começarão a "escapar" para a atmosfera (é a famosa ebulição do líquido - passagem do estado líquido para o estado de vapor).

Assim sendo, a temperatura de ebulição nada mais é do que a temperatura necessária para que a pressão de vapor do líquido seja igual à pressão atmosférica.

Pelo gráfico, vemos que o etanol tem sua pressão igual à da pressão atmosférica (760 mmHg) na temperatura de 78ºC, valor esse que caracteriza a sua temperatura de ebulição.


Assim, em linhas gerais temos que:

Na temperatura de ebulição: pressão de vapor = pressão atmosférica.

A explicação acima pode ser aplicada a outros líquidos.

Espero ter ajudado ;)

Anexos:
Perguntas interessantes