O gráfico evidencia uma significativa diferença entre a distribuição das terras agrícolas na África, em relação à Europa, tendo o mundo como referência. Quais as consequências econômicas e sociais dessa estrutura agrícola para o continente africano?
Soluções para a tarefa
O gráfico demonstra a desigualdade da distribuição produtiva das terras. Isso revela que os países afetados pela dominação estrangeira, tendo sido explorados no âmbito humano, social, econômico e cultural, foram amplamente afetados no que tange à construção de uma base sólida para a alimentação da população.
A exploração dos recursos prejudicou os países ao redor do mundo que não fossem poderosos os suficiente para resistir à este processo. Neste sentido, podemos observar que as consequências econômicas e sociais dessa estrutura agrícola para o continente africano resultou na expansão da pobreza e na insuficiência de recursos para a alimentação da população.
Resposta:
O gráfico mostra que mais de 75% do solo agrícola africano é utilizado para a pecuária e o restante é dividido entre as terras cultivadas e as culturas permanentes, estas últimas menos significativas. Essa distribuição é distinta da área agrícola da Europa que possui mais da metade de suas terras para o cultivo, no continente africano isso reflete a pouca tecnologia e a baixa produtividade do setor.