O gráfico apresentado a seguir traz o número de mortes atribuíveis aos principais fatores de risco nas américas no ano de 2000. Analise o gráfico e relacione o papel da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no enfrentamento desse quadro
Soluções para a tarefa
Resposta:
A PNPS foi instituída pela Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006, e ratificou o compromisso do Estado brasileiro com a ampliação e a qualificação de ações de promoção da saúde nos serviços e na gestão do SUS.
A partir de então, foi inserida na agenda estratégica dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Planos Nacionais de Saúde subsequentes, ampliando as possibilidades das políticas públicas existentes. Assim, objetivos, princípios, valores, diretrizes, temas transversais, estratégias operacionais, responsabilidades e temas prioritários, reformulados e atualizados para essa política do Estado brasileiro visam à equidade, à melhoria das condições e dos modos de viver e à afirmação do direito à vida e à saúde, dialogando com os movimentos no âmbito da promoção da saúde.
O objetivo geral da PNPS é promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.
Analisando o gráfico, é possível detectar que os principais fatores de risco apresentados estão fortemente associados com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) na literatura. Os fatores de risco associados às DCNTs são conhecidamente alteráveis por mudanças de comportamento e estilo de vida.
A PNPS visa promover o empoderamento e a capacidade para a tomada de decisão, e também a autonomia de sujeitos e de coletividades, por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais e de competências em promoção e defesa da saúde e da vida.
Assim, estratégias que promovam a melhoria da qualidade de vida, o que vai ao encontro da PNPS, são também estratégias que promovem o enfrentamento da diminuição do número de mortes causadas por fatores de risco associados às DCNTs.
Os temas prioritários da PNPS são:
- Formação e educação permanente
- Alimentação adequada e saudável
- Práticas corporais e atividades físicas
- Enfrentamento ao uso do tabaco e de seus derivados
- Enfrentamento do uso abusivo de álcool e de outras drogas
- Promoção da mobilidade segura
- Promoção da cultura da paz e dos direitos humanos
- Promoção do desenvolvimento sustentável
Explicação: