O gráfico acima representa o ciclo de produção de12 meses para cabras leiteiras, no qual é possívelidentificar quatro fases produtivas distintas, em quediversos fatores relacionados à produção de leite, àcondição corporal e ao aporte de nutrientes estãointer-relacionados. O conhecimento dessas característicasé importante para se adequar o manejo de modo aalcançar bons índices produtivos e reprodutivos. Com basenessas informações e no gráfico apresentado, assinale aopção correta.A Nas fases 1 e 4, a inclusão de dietas com altos níveisde fibra em detergente neutro (FDN) pode elevar aingestão de matéria seca.B As fases 2 e 3 são as mais críticas do ponto de vistanutricional, já que nelas a ingestão de matéria seca élimitada.C Nas fases 1 e 4 é importante elevar a concentraçãoenergética do concentrado com óleos e ingredientesamiláceos, a fim de minimizar o efeito da baixacapacidade de ingestão e atender às exigênciasnutricionais.D Na fase 2, que apresenta a maior produção de leite,ocorre grande mobilização das reservas corporais eisso indica que o animal se apresenta em balançoenergético negativo.E Nas fases 2 e 3 é necessário elevar o nível de FDN dadieta para que haja redução da produção de leite eaumento das reservas corporais.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Com base nas informações e no gráfico apresentado, temos que é correto o que se afirma em: Alternativa C.
No gráfico dado temos o ciclo de produção de1 2 meses para cabras leiteiras, no qual é possível identificar quatro fases produtivas distintas, em que diversos fatores relacionados à produção de leite, à condição corporal e ao aporte de nutrientes estão inter-relacionados.
Nas fases 1 e 4 podemos observar que as reservas corporais são baixas, por tanto é importante que a concentração energética do concentrado seja elevada com óleos e ingredientes amiláceos, a fim de minimizar o efeito da baixa capacidade de ingestão e atender às exigências nutricionais.
O conhecimento dessas características é importante para se adequar o manejo de modo aalcançar bons índices produtivos e reprodutivos.