História, perguntado por msribas, 10 meses atrás

O gráfico abaixo representa a variação do salário mínimo durante o período em que a moeda brasileira era o Cruzado, de fevereiro de 1986 a janeiro de 1989. Descrição da imagem: Gráfico de linha, representando a variação do salário mínimo durante o período em que a moeda brasileira era o Cruzado, de fevereiro de 1986 a janeiro de 1989. O eixo vertical apresenta valores que vão de zero a sessenta mil Cruzados, com intervalos iguais de dez mil em dez mil. O gráfico apresenta uma curva exponencial, com valor em 1 de março de 1986 muito próximo do zero, que perdura no ano seguinte, com pouca elevação no valor. No entanto, no próximo ano, em 1 de março de 1988, verifica-se uma acentuada elevação de valor, que nesta data está mais próximo de dez mil. A partir desta data, o valor eleva-se exponencialmente até próximo de sessenta mil. Fim da descrição. O gráfico acima representa a variação nominal do valor dos salários mínimos durante a vigência do plano Cruzado no Brasil, entre fevereiro de 1986 e janeiro de 1989. Esse plano englobou um conjunto de medidas editadas no governo José Sarney (1985-1990) para combater a inflação. Dentre essas medidas, destacam-se a mudança de moeda, o congelamento de preços e salários e o gatilho salarial, mecanismo de reajuste salarial que disparava, mesmo fora dos prazos de negociação dos reajustes salariais anuais, quando o índice de inflação escolhido atingia 20%. De bons resultados iniciais, o plano naufragou com o retorno da inflação, em altos índices, e, em abril de 1989, foi lançado outro plano, o plano Bresser, para reiniciar o combate à inflação.A partir das informações acima e da tabela da evolução do salário mínimo, assinale a afirmação incorreta: a. Pode-se afirmar que, no ano de 1988, muitos dos aumentos salariais decorreram de disparos do gatilho salarial. b. O valor do salário-mínimo de janeiro/89 é muitas vezes maior que o valor do de março/86 e, nesse período, provavelmente o gatilho salarial foi acionado várias vezes. c. As medidas adotadas pelo plano Cruzado não foram suficientes para controlar a inflação e a causa desse fracasso foram os sucessivos disparos do gatilho salarial. d. O congelamento de preços e salários, provavelmente, ocorreu entre os meses de março e dezembro de 1986, período em que não houve variação do salário-mínimo. e. Não houve alterações no valor nominal do salário mínimo no segundo semestre de 1986, o que não significa que não houve aumento de preços.

Soluções para a tarefa

Respondido por ClaudiaOlvera
2

O congelamento de preços e salários, provavelmente, ocorreu entre os meses de março e dezembro de 1986, período em que não houve variação do salário-mínimo.

Respondido por historiador6pbl8ze
4

O gráfico acima representa a variação nominal do valor dos salários mínimos durante a vigência do plano Cruzado no Brasil, entre fevereiro de 1986 e janeiro de 1989. Esse plano englobou um conjunto de medidas editadas no governo José Sarney (1985-1990) para combater a inflação. Dentre essas medidas, destacam-se a mudança de moeda, o congelamento de preços e salários e o gatilho salarial, mecanismo de reajuste salarial que disparava, mesmo fora dos prazos de negociação dos reajustes salariais anuais, quando o índice de inflação escolhido atingia 20%. De bons resultados iniciais, o plano naufragou com o retorno da inflação, em altos índices, e, em abril de 1989, foi lançado outro plano, o plano Bresser, para reiniciar o combate à inflação.A partir das informações acima e da tabela da evolução do salário mínimo, assinale a afirmação incorreta:


Perguntas interessantes