O gráfico a seguir representa a variação das concentrações dos reagentes e produtos, em função do tempo, desde o início da reação até ser atingido o equilíbrio químico. a) O referido equilíbrio pode ser assim equacionado: i) aA + bB ⇌ cC iii) bB + cC ⇌ aA v) aA ⇌ bB + cC ii) cC ⇌ aA + bB iv) bB ⇌ aA + cC b) Em qual instante o equilíbrio é atingido?
Soluções para a tarefa
a) v) aA ⇌ bB + cC
b) O equilíbrio é atingido no instante t3.
O gráfico a que a questão se refere está em anexo.
O equilíbrio químico de uma reação ocorre quando as reações direta e inversa ocorrem simultaneamente.
A reação é representada por:
reagentes ⇄ produtos
Nesse caso, o que é consumido é o reagente A e B e C são formados, os produtos da reação.
O equilíbrio ocorre a partir do momento em que a concentração dos reagentes e a concentração dos produtos permanecem constantes, ou seja, no instante t3.
Observando o gráfico de variação das concentrações podemos afirmar que:
a) O equilíbrio químico em questão pode ser representado pela equação aA ⇌ bB + cC. (Alternativa V)
b) O equilíbrio químico é atingido no instante T3.
Como determinar a equação e o instante em que o equilíbrio é atingido?
Para determinar a equação da reação, devemos descobrir quais são os produtos e qual é o reagente. Pela definição, sabemos que com o decorrer da reação, a concentração dos reagentes irá diminuir pois eles são consumidos para formar produtos.
Sabendo disso, podemos observar no gráfico que o composto A está diminuindo, enquanto os compostos B e C estão aumentando. Logo, podemos inferir que A é o reagente, B e C são os produtos.
Se referindo ao instante em que o equilíbrio é atingido, devemos encontrar o tempo em que as concentrações dos três compostos permanecem constantes. Essa característica só é observada no instante T3.
Saiba mais sobre cinética química em: brainly.com.br/tarefa/40793843
#SPJ3