O gráfico a seguir representa a variação da energia potencial em função da distância entre dois átomos de hidrogênio. Após à análise da figura indique: a)Em qual dos pontos a interação entre os orbitais dos átomos de hidrogênio leva a situação de maior estabilidade para a molécula de hidrogênio. Explique b)Em qual dos pontos a interação é considerada nula entre os átomos de hidrogênio. Explique
Soluções para a tarefa
Resposta:A) a situação de maior instabilidade ocorre no ponto 4 devido a máxima sobreposição dos orbitais atômicos entre os átomos de hidrogênio, o que é justificado pelo ponto de mínima energia na curva de energia potencial relativa.
B) no ponto 1, a interação entre os átomos de hidrogênio é considerada nula, o que é justificado por uma energia potencial relativa igual a 0
Explicação:
a) O ponto onde a interação entre os orbitais dos átomos de hidrogênio é mais estável, é o ponto 4, pois é o de menor energia.
b) O ponto onde a interação é considerada nula entre os átomos de hidrogênio é o ponto 1.
O gráfico nos mostra que, a uma distância internuclear pequena, a energia sobe de forma excessiva (ponto 3). Isso é ocasionado pela repulsão entre os núcleos. A pequenas distâncias, as repulsões entre os núcleos são maiores que as atrações que eles exercem sobre a densidade eletrônica.
O ponto 4, é a distância de separação mais estável entre os dois núcleos, pois é o ponto de menor energia. As atrações e repulsões são equilibradas neste ponto. Quanto mais profundo for esse mínimo, mais fortemente os átomos estarão unidos.
A uma distância internuclear grande, como é o caso do ponto 1, a interação é considerada nula. Não há atração nesse ponto.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25216102