O gráfico a seguir apresenta a taxa de desemprego em % da população economicamente ativa no período de 1982 a 1997: (15 pontos) a) Classifique a variável de interesse. b) Qual a moda da variável? c) Determine e interprete a média. d) Determine e interprete a mediana.
Soluções para a tarefa
Olá!
a) Temos que as variáveis podem ser classificadas em Qualitativa nominal, Qualitativa ordinal, Quantitativa contínua e Quantitativa discreta.
Nesse caso temos que a taxa de desemprego é algo que pode ser mensurado, portanto é uma variável Quantitativa. Como seus valores admitem números fracionários, temos que é uma variável Quantitativa Contínua.
b) Temos que a moda é o valor que aparece com maior frequência entre os dados. Assim, para determina-la, precisamos colocar os dados em ordem:
{2,3; 3,4; 3,8; 3,9; 4,1; 4,4; 4,4; 4,5; 4,8}
Assim, vemos que a taxa que mais aparece é a 4,4%.
c) A média pode ser calculada pela soma de todas as taxas dividido por 9, número de taxas. Assim:
Média = 35,6 ÷ 9 = 3,96%
Como a média considera todas as taxas obtidas, ela acaba sendo um parâmetro de comparação entre as taxas.
d) A mediana é o valor central que divide o conjunto de dados em duas partes. O nosso conjunto de dados possui 9 taxas, portanto a mediana será a quinta taxa, que deixará 4 taxas a esquerda e 4 a direita. Assim, mediana = 4,1%.
A mediana por ser um valor central gera um parâmetro de comparação. Como foi obtido uma mediana de 4,1% podemos dizer que mais da metade dos dados possuem valores maiores que a média.
Espero ter ajudado!