O governo Vargas trouxe inúmeras contribuições para o nascimento, regulamentação e fortalecimento da profissão de Assistente Social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, Boa Noite!!
O surgimento da Assistência Social enquanto política de governo no Brasil, ocorreu na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas. Inicialmente, as bases ideológicas do Serviço Social estavam relacionadas com os interesses da classe trabalhadora e suas necessidades. Mas também com os interesses das classes dominantes, de cunho moral e religioso, onde a doutrina social era direcionada ao trabalhador e sua família, num contexto que visava uma perspectiva de ajuste e enquadramento social.
Historicamente, os principais eventos que marcaram o início do chamado assistencialismo, foram marcados pelos seguinte fatos:
Constituição Federal de 1934;
Inexistência de programas institucionais na área social;
Atendimento às famílias de prole numerosa, os desvalidos, especialmente a maternidade, a infância, as colônias agrícolas etc.
Modelo filantrópico, assistencial, que visa promover ajuda.
Política de caráter fragmentado, diversificado, desorganizado e instável.
Primeiro damismo e a política partidária.
Explicação:
Algumas medidas marcaram o período de regulamentação do trabalho, como a criação da carteira de trabalho e as ações voltadas para aposentadorias e pensões. Além da instituição dos Ministérios de Educação e Saúde e a criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA), marcada pelo assistencialismo e práticas de tutela e favor na relação entre Estado e sociedade.
Espero ter Ajudado!! Bons Estudos!!