O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:
(1 Ponto)
A) Transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.
B) Provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
C) Implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.
D) Mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
E)Desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
413
A alternativa que melhor explica a modernização do Rio de Janeiro é a E.
Durante a urbanização do Rio de Janeiro, milhares de famílias foram desabrigadas em virtude da desapropriação para alargamento de ruas ou até de embelezamento da própria cidade.
Era muito comum que existissem cortiços, casas onde diversas famílias viviam juntas, que eram consideradas insalubres e indesejáveis pelo governo. Além disso, surgiram rumores que a campanha de vacinação obrigatória levaria ao extermínio de pobres, sofrendo grande resistência.
Respondido por
179
Resposta: Letra E
Explicação: Confia
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás