O Governo Regencial foi marcado por instabilidades políticas. Quais fatos marcam o período? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Elencando os Principais fatos:
Criação da Regência Trina Provisória: Logo após a abdicação de D.Pedro I em nome de seu filho cria-se uma comissão provisória que deveria governar o pais, durante esse periodo é concedido perdão aos individuos que haviam se revoltado contra D.pedro I como uma tentativa de atenuar as tensões que se faziam presentes no pais.
Criação da Regência Trina Permanente: Passado um certo período é formada agora uma comissão permanente para governar o Brasil, entre as medidas do periodo destacam-se a Criação do ''municipio neutro do Rio de Janeiro'' que abrigaria a familia real e portanto deveria ser politicamente neutro e o fim do conselho de estado(orgão administrativo que auxiliava D.Pedro I).
Instauração da regência Una: A partir desse periodo somente um regente governaria o Brasil, periodo marcado pela alternância de liberais e conservadores no poder.
Revoltas Regenciais:
'' O periodo regencial foi marcado por intensas revoltas''
CABANAGEM- Revolta ocorrida na provincia do Grão-Para que buscava a emancipação da região do restante do pais se deu muito em função da insatisfação da população para com o centralismo do governo e em razão da negligência as camadas mais pobres da população.
FARROUPILHA- Revolta ocorrida no sul que buscava a emancipação da região, começou em razão da perda do mercado de Charque pelos grandes latifundiários gauchos.
BALAIADA- Revolta Ocorrida no Maranhão em razão da perda do mercado de exportação de Algodão o que ocasionou uma grande crise financeira.
SABINADA- Insatisfação para com o governo regêncial extremamente centralizado.
REVOLTA DOS MALÊS- Revolta dos escravos muçulmanos que buscavam acabar com a escravidão de negros e se tornarem senhores dos brancos.