O Governo Provisório de Getúlio Vargas provocou uma reorganização política do Brasil? Descreva:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Provisório (1930-1934): nesse período, Vargas, após a revolução de 1930, assumiu de forma provisória o poder no país, e teve que conter a Revolução Constitucionalista de 1932, onde os oligarcas paulistas buscavam de volta o poder. Vargas criou medidas para tirar o país da crise, com o investimento na industrialização.
Constitucional(1934-1937): em 1934, criou-se a Constituição de 1934, onde criou-se o voto universal feminino, o voto secreto, os direitos trabalhistas, etc. Nesse período, Vargas conteve revoluções, como a dos Integralistas e dos comunistas. O plano cohen, inventado por Vargas, serviu de base para instalação do Estado Novo, a ditadura varguista.
Estado Novo (1937-1945): segundo Vargas, era uma ditadura totalmente democrática. Foi uma articulação de Vargas para se manter no poder, e durante esse período, o país evoluiu economicamente, e ficou pendendo para dois lados na 2° guerra mundial, ora apoiando os EUA, ora a Alemanha nazista. No fim, acabou apoiando os EUA, o que contrariou seu regime, de aspecto fascistas, dando fim em 1945, a ditadura.
Explicação:
Coloca como melhor resposta por favor