O governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934) convocou uma Assembleia Constituinte que, em 16 de julho de 1934, votou e aprovou a terceira Constituição de Brasil. Cite as principais mudanças introduzidas no Brasil por essa Constituição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Constituição Brasileira de 1934, promulgada em 16 de julho pela Assembleia Nacional Constituinte, foi redigida "para organizar um regime democrático, que assegure à Nação, a unidade, a liberdade, a justiça e o bem-estar social e econômico", segundo o próprio preâmbulo. Ela foi a que menos durou em toda a História Brasileira: durante apenas três anos, mas vigorou oficialmente apenas um ano (suspensa pela Lei de Segurança Nacional). O cumprimento à risca de seus princípios, porém, nunca ocorreu. Ainda assim, ela foi importante por institucionalizar a reforma da organização político-social brasileira — não com a exclusão das oligarquias rurais, mas com a inclusão dos militares, classe média urbana e industriais no jogo de poder.
As principais mudanças introduzidas no Brasil a partir da Constituição são as seguintes: introdução do voto secreto e do voto feminino, criação da justiça do trabalho e das leis trabalhistas e mudança do nome do Brasil para Estados Unidos do Brasil.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Podemos citar que uma das principais medidas tomadas por Getúlio Vargas foi a Constituição de 1931, que fechou o congresso do país e institucionalizou o voto secreto.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!