O governo português considerava Tiradentes um terrível bandido que merecia ser condenado à morte e executado. Os brasileiros acreditam que Tiradentes sofreu por causa do injusto e opressor Estado português. Hoje em dia, existem pessoas que desejam estabelecer a pena de morte para punir criminosos comuns. Será que o Estado brasileiro atual pode ser considerado totalmente justo e capaz de aplicar uma pena tão rigorosa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu acredito que o Brasil hoje não está preparado para mudar seu sistema penal para incluir a pena de morte tanto na mentalidade cultura quanto ao teor que foi criada a nossa constituição.
Explicação:
Temos que lembrar que existe na constituição a pena de morte para crimes militares como traição, assassinato, genocídio e crimes contra a humanidade.
Perante as leis que temos hoje, é inimaginável uma pena de caráter perpétuo para crimes civis sendo criada no Brasil, principalmente de pena de morte. Para ser criado a forma de pena de morte no Brasil teríamos que mudar o texto da constituição e principalmente mudar o caráter histórico adotado por ela de possuir leis pró vida.
Temos o Artigo 5 da nossa constituição que diz claramente que:
Texto da constituição
XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:
a) privação ou restrição da liberdade;
b) perda de bens;
c) multa;
d) prestação social alternativa;
e) suspensão ou interdição de direitos;
XLVII - não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
b) de caráter perpétuo;
c) de trabalhos forçados;
d) de banimento;
e) cruéis;