O governo JK (1956 – 1960) – com o slogan “50 anos em 5” – adotou estratégias e políticas que tinham como objetivo central expandir a economia brasileira. Considerando seu aprendizado sobre esse período de nossa história, indique e comente duas características do processo de desenvolvimento econômico naquele período e cite dois aspectos negativos do governo JK
Me ajudem é pra agorinha
Soluções para a tarefa
Resposta:
Foram pontos positivos do Governo JK o fortalecimento das indústrias de base (em especial da construção civil), a melhora da infraestrutura nacional, com a construção e restauração de importantes rodoviais e portos, a manutenção do sistema democrático (que estava, desde a morte de Vargas, ameaçado no Brasil) e o crescimento econômico rápido.
Foram pontos negativos de seu governo, contudo, o aumento considerável da Dívida Externa (em termos relativos, nenhum outro presidente a aumentou tanto), a repressão violenta aos movimentos trabalhistas (em especial na construção de Brasília) e a corrupção (era apontado, pelos jornais da época, como o "homem mais corrupto do Brasil").
O governo JK trouxe um lema de "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo", onde Jucelino Kubitschek desevolveu um Plano de Metas para acelerar o desenvolvimento econômico do país.
Nesse processo houve pontos positivos e negativos, como veremos abaixo:
Pontos positivos:
O seu governo ajudou a fortalecer as indústrias de base como a construção civil, melhorando assim a infraestrutura do país.
Houve também a construção e restauração de rodovias e portos, bem como um crescimento econômico rápido.
Pontos negativos:
Em seu governo aconteceu o aumento da Dívida Externa (algo nunca ocorrido naquela escala em outros governos) e um aumento da corrupção.
Também houve uma repressão violenta dos movimentos trabalhistas, principalmente durante a construção de Brasília.
Para saber mais sobre o governo JK clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/12031257
Bons estudos!