História, perguntado por Williamns2015, 1 ano atrás

o governo de Vargas no período de 1937 a 1945 pode ser considerado: a)presidencialismo autocrático b)parlamentarismo populista c)presidencialismo democrático d)parlamentarismo oligárquico e)ditadura socialista

Soluções para a tarefa

Respondido por logabriell07
1

O período do Governo Vargas de 1937-1945, ficou conhecido como Estado Novo. O início do Estado Novo aconteceu com o Golpe em novembro de 1937, A partir da divulgação do Plano Cohen, um documento que acusava uma suposta revolução comunista prestes a acontecer, esse documento foi forjado pelos Integralistas e não era verdadeiro, acabou sendo usado para criar um estado de pânico e permitir anular as eleições e a constituição de 1934. Além disso, o golpe ocorreu por medo da volta das Oligarquias ao poder.

São características desse período:

  • Fechamento do Congresso Nacional
  • Outorgou uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio.
  • Dissolveu assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
  • O Governo de Vargas aconteceu por meio de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente.
  • Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio.
  • Os Sindicatos eram controlados diretamente pelo Estado.

Portanto, com base nessas características, podemos afirmar que o Governo de Vargas de 1937-1945, era um regime presidencialista autocrático. De maneira que o Gabarito dessa questão está na alternativa A.

Para aprender mais sobre a Era Vargas, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/9425153

Anexos:
Perguntas interessantes