História, perguntado por StherRosa7067, 1 ano atrás

O governo de Juscelino Kubitschek (1956- 1961) costuma ser lembrado como o dos “anos dourados”. As classes médias urbanas viviam em clima de grande otimismo, marcado especialmente pelo acesso a bens de consumo que transformavam seu estilo de vida. Contudo, a política desenvolvimentista que caracterizou o período também causou indesejáveis modifica­ ções na economia do país.
Indique duas consequências negativas da adoção dessa política para a economia brasileira da época.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
114
Aumento da inflação e da divida externa. Devido ao grande investimento feito no país no sentido de torna-lo mais atrativo para o investimento de capitais estrangeiros. Foi nesse período que ocorreu essa abertura maior para os investimentos externos.Bons estudos!
Respondido por EduardoPLopes
52

Foram consequências negativas da adoção dessa política para a economia brasileira da época o aumento considerável da dívida externa e da inflação.

A dívida externa aumentou pois, para garantir o funcionamento do seu projeto desenvolvimentista, que pretendia expandir a infraestrutura nacional e a capacidade industrial do país, JK adquiriu pesados empréstimos ao FMI, que passaram a consumir uma grande porção do PIB brasileiro.

Já a inflação, que também cresceu no período, foi resultado de uma política monetária inadequada, de modo que as reservas de capital dos brasileiros foram, na prática, corroídas pela inflação.

Mais sobre o período em:

https://brainly.com.br/tarefa/1352939

Anexos:
Perguntas interessantes