O governo de Getúlio Vargas exerceu uma avassaladora influência política na música, coagindo e censurando compositores, a ponto de só abrir o mercado para músicas tidas como sofisticadas, harmônicas e que linguisticamente atendiam a uma demanda global.
PORQUE
A política brasileira que trouxe atemática ufanista e o fim do caráter regionalista somou-se à Política da Boa Vizinhança estadunidense, que trouxe a influência dos arranjos de jazz, apropriada para que a música do Brasil ajudasse a construir a imagem do país no exterior.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
Escolha uma:
a. As duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
b. A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa
c. As duas são falsas
d. A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa A.
O governo de Vargas influenciou muito a música, pois censurou muitos músicos. Durante o regime militar iniciado em 1964, todas as formas de perseguição são intensificadas, além de outras serem elaboradas. Após a promulgação do AI-5, todo e qualquer veículo de comunicação deveria ter a sua pauta previamente aprovada e sujeita a inspeção local por agentes autorizados. Obviamente, muitos materiais foram censurados. As equipes envolvidas, impossibilitadas de publicar maiores esclarecimentos, tomavam medidas diversas. Algumas publicações impressas simplesmente deixavam trechos inteiros em branco. Outros, publicavam receitas culinárias estranhas, que nunca resultavam no alimento proposto por elas. Além de protestar contra a falta de liberdade de imprensa, tentava-se fazer com que a população brasileira passasse a desconfiar das torturas e mortes por motivos políticos, desconhecidas pela maioria. A violência do Estado era notada nos confrontos policiais e em conhecidos que desapareciam, mas, não era possível a muitos imaginar as proporções reais de tudo isso. Aparentemente, o silêncio imposto em relação às torturas era para que menos pessoas se revoltassem e a situação se tornasse, então, incontrolável. Além de censurar as torturas, muitas outras coisas também não poderiam ser veiculadas. Em 15 de setembro de 1972, o seguinte telegrama exemplificador foi recebido pelo diretor da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo
De ordem do senhor ministro da Justiça fica expressamente proibida a publicação de: notícias, comentários, entrevistas ou critérios de qualquer natureza, abertura política ou democratização ou assuntos correlatos, anistia a cassados ou revisão parcial de seus processos, críticas ou comentários ou editoriais desfavoráveis sobre a situação econômico-financeira, ou problema sucessório e suas implicações. As ordens acima transmitidas atingem quaisquer pessoas, inclusive as que já foram ministros de Estado ou ocuparam altas posições ou funções em quaisquer atividades públicas. Fica igualmente proibida pelo senhor ministro da Justiça a entrevista de Roberto Campos.
Artistas censurados durante a ditadura militar (1964-1985):
-Caetano Veloso
-Chico Buarque
-Gal Costa
-Elis Regina
-Geraldo Vandré
-Gilberto Gil
-Milton Nascimento
-Plínio Marcos
-Raul Seixas
-Taiguara
-Toquinho
-Odair José
-Torquato Neto
-Zé Keti
-Gonzaguinha
-Jorge Ben Jor
-Alberto Luiz
-Moacyr Franco
-Rita Lee
*Foto do documento da censura avaliando a música “O Exercício”, de Raul Seixas e Paulo Coelho, 1973.