O governo Collor (1990-1992) foi marcado pela corrupção e pelas manifestações públicas pedindo o seu "impeachment". O "Plano Collor” gerou muita revolta entre os brasileiros e grandes impactos sociais e na economia do país. Escreva duas medidas desse Plano:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Confisco da poupança
A intenção era confiscar a conta corrente e a poupança por 18 meses. Portanto, todas as contas com mais de 50.000 cruzeiros novos foram retidas pelo governo. A justificativa dada para a população foi a de que o governo iria usar o valor retido para financiar projetos econômicos. O dinheiro seria devolvido no final dos 18 meses com correção de juros em 6% ao ano.
No entanto, as promessas não foram cumpridas, e as pessoas só conseguiram o dinheiro de volta, após entrarem na justiça. Essa, sem dúvidas, foi a medida que mais gerou revolta na população. Essa revolta é totalmente compreensível, imagine acordar um dia e descobrir que todo o dinheiro que você poupou durante a vida, foi retido pelo governo.
2- Congelamento de preços e salários
Com o congelamento dos preços, os estabelecimentos comerciais não poderiam mais regular os preços de acordo com a lei da oferta e demanda. Todos teriam que obedecer o tabelamento de imposto do Governo. O salário da população também foi congelado. Porém, nenhum dos congelamentos conseguiu controlar a inflação.
Consequências
O Plano Collor reduziu a inflação apenas no primeiro mês, mas depois ela voltou a ficar descontrolada. Então foi lançado o Plano Collor II, que aumentou o número de congelamentos, aumentou as tarifas públicas para energia, correios e transporte ferroviário e criou a taxa referencial (TR), para substituir o overnight.
Mas as medidas do Plano Collor II não surtiram o efeito desejado. Dessa forma, a junção das medidas controversas e o escândalo de corrupção, resultam na renúncia do presidente, diante de um processo de impeachment.