O governo brasileiro decidiu apoiar, politicamente, a exumação do ex-presidente João Goulart, falecido há 27 anos na Argentina, aparentemente após ingerir uma pílula cuja procedência está sob suspeita. Está provado que o ex-presidente deposto em 1964 esteve na mira no Plano Condor, do qual a ditadura brasileira foi uma peça crucial, e a menos investigada da região até aqui, talvez porque Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel fossem os generais de maior confiança de Henry Kissinger, o verdadeiro fiador da caçada multinacional. (Adaptado de Entrevista com a Ministra Maria do Rosário, "Governo brasileiro quer verdade sobre Jango e Plano Condor".) Com base no texto, é correto afirmar que na história brasileira os eventos acima descritos estão relacionados com: a) as revoltas dos tenentes, que caracterizam o movimento conhecido por tenentismo. b) o período que ficou marcado pela marcha da Coluna Prestes. c) o Brasil dos "anos dourados" sob a liderança de Juscelino Kubitschek. d) o regime autoritário sustentado pelo último golpe militar brasileiro. e) a redemocratização iniciada com a campanha das "Diretas Já".
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
D) o regime autoritário sustentado pelo último golpe militar brasileiro
Respondido por
0
É correta a alternativa D, já que a perseguição a João Goulart se deu no contexto da Ditadura Militar, tendo sido ele deposto pelo golpe de 1º de Abril de 1964, período que marcou o início de uma ditadura de pouco mais de vinte anos no Brasil (acabou em 1985).
A perseguição a líderes populistas na América Latina, patrocinada pelos Estados Unidos, foi uma das "faces" da Guerra Fria, período em que os Estados Unidos buscaram, por todos os meios, impor as suas vontades na região, que temiam poder seguir o exemplo cubano de revolução socialista.
Perguntas interessantes