O governo alemão ratificou nesta quinta-feira, véspera da tragédia nuclear de Fukushima completar cinco anos, sua decisão de continuar com a transformação energética e desligar todas as usinas nucleares do país até 2022. "A catástrofe atômica de Fukushima há cinco anos nos mostrou de novo os riscos da energia nuclear. Como resultado, o Bundestag, pela segunda vez, decidiu abandonar essa energia, desta vez com o consenso dos partidos e da sociedade", manifestou em comunicado o vice-chanceler e ministro da Economia e Energia, Sigmar Gabriel.
AGÊNCIA EFE. Alemanha fará desligamento de usinas nucleares até 2022. Disponível em: . Acesso em 23 set. 2021.
A política energética anunciada pelo governo alemão justifica-se pela:
A) baixa produtividade energética das fontes alternativas.
B) dependência tecnológica de países centrais.
C) ampliação do uso de combustíveis fósseis.
D) agenda de desenvolvimento sustentável.
E) ameaça de contaminação por acidentes.
#simuladoENEM2021
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra E, conforme mencionado no texto, a decisão do governo alemão foi influenciada pela catástrofe da Usina de Fukushima em decorrência de um tsunami que atingiu o território japonês.
O desastre natural provocou danos à estrutura da usina, provocando o vazamento de materiais radioativos, e reacendeu a discussão sobre a segurança da energia nuclear, relembrando o acidente de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia soviética.
A) INCORRETA. A produção de energia nuclear, apesar de possuir custos mais elevados, apresenta produtividade elevada, especialmente se comparada a outras fontes de energia com o carvão mineral, que possui grande participação na matriz energética dos países europeus.
B) INCORRETA. Por definição, os países centrais constituem nações com maior grau de desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico, como são os casos do Japão e Alemanha, mencionados no texto, o que justifica e viabiliza a adoção da energia nuclear nas suas matrizes energéticas.
C) INCORRETA. A energia nuclear, para além dos fins geopolíticos, foi adotada pela alta produtividade associada a baixos níveis de emissão de gases de efeito estufa, colaborando para a redução de impactos ambientais de países desenvolvidos, objetivo ainda mantido na atualidade.
Portanto, a decisão do governo não se justifica pela vontade de ampliar o uso de combustíveis fósseis, uma vez que isso também implica o aumento da dependência externa da Alemanha em relação aos países produtores, como a Rússia.
D) INCORRETA. A energia nuclear é considerada uma fonte de energia limpa, visto que seu processo de produção tem baixa geração de gases poluentes, o que então contribuiria para a agenda de desenvolvimento sustentável da economia alemã.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/26031601
https://brainly.com.br/tarefa/46882020
A alternativa correta sobre a política energética alemã anunciada no texto é a letra E) ameaça de contaminação por acidentes.
A energia nuclear é aquela proveniente da fissão no núcleo de um átomo, onde essa ação libera alta quantidade de calor que é capaz de produzir energia.
Esse fonte de energia gera inúmeras discussões e polêmicas devido a elementos com a segurança das operações, a destinação do lixo produzido e principalmente pela possibilidade acidentes nas usinas, a exemplo dos acidentes nucleares que ocorreram em Fukushima e Chernobyl.
A política adotada pelo governo alemão de desligar todas as usinas nucleares do país até o ano de 2022 é resultado de uma transformação da política de geração de energia, isso se dá por conta das ameaças de contaminação que a energia nuclear gera.
Para mais informações sobre energia nuclear, acesse: brainly.com.br/tarefa/5496606
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!