ENEM, perguntado por ROSASULAMERICA3633, 1 ano atrás

O governo açoriano já avançou para a compra de 300 hectares de pastagens na bacia hidrográfica da lagoa das Furnas. O objetivo é transformar em floresta terrenos que atualmente servem a explorações agropecuárias com adubações maciças das pastagens.
No caso de Furnas, nos terrenos adjacentes, pretende-se avançar para a plantação de dois milhões de árvores, num investimento de 7,5 milhões de euros. Os novos povoamentos florestais terão como objetivo potenciar o uso múltiplo da bacia hidrográfica.

FAUSTINO, P. Lagoa das Furnas pode tornar-se num pântano. Diário de Notícias. Disponível em: www.dn.pt. Acesso em: 8 abr. 2014 (adaptado).

A compra de terras e o plantio de mudas, como descrito anteriormente, têm como objetivo

a) produzir madeira em projeto integrado de pastagem e floresta.
b) criar uma área de proteção de vida silvestre em volta da lagoa.
c) proteger a reserva de água dos efeitos da agropecuária no entorno.
d) impedir o acesso do gado à água usada para abastecimento público.
e) permitir que a lagoa siga o processo de sucessão e se torne floresta.

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
4
Boa tarde.

  Bem, qual a função de uma floresta ao redor do rio?
  São as chamadas Matas Ciliares. A presença de uma vegetação nos leitos dos rios tem efeito protetor, protegendo as margens da erosão e do assoreamento, que pode acabar por dificultar seu curso assim como a vida aquática.
  Além disso, elas permitem a infiltração de água para o subsolo, para ser armazenada no lençol freático; na sua falta, a água escoaria muito rápido, o que não permitiria que ocorresse a infiltração, o que poderia diminuir o nível do rio.
  Nesse caso em específico, essa mata sendo plantada teria todas as funções acima, mas também serviria como forma de proteção com relação às substâncias utilizadas na prática agropecuária, que pode contaminar as águas se não for tomado o devido cuidado.

  Assim, a alternativa correta é a letra C.

  
Espero ter ajudado ^^
Perguntas interessantes