O gorila e o chimpanzé possuem o mesmo número de cromossomos. Por que eles apresentam características diferentes, e, portanto, pertencem a espécies distantes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque a informação genética dos genes são diferentes.
Explicação:
A cadeia de DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. A sua principal função é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas de RNAs. Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes.
Do ponto de vista químico, o DNA é um longo polímero de unidades simples (monômeros) de nucleotídeos, cuja cadeia principal é formada por moléculas de açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações fosfodiéster. Ligada à molécula de açúcar está uma de quatro bases nitrogenadas mantidas juntas por forças hidrofóbicas. A sequência de bases ao longo da molécula de DNA constitui a informação genética. As diferentes sequências das bases nitogenadas é que definem que tipo de ser vivo é. Sendo assim não é o número de cromossomos que define a espécie, mas sim a sua sequência de bases nitogenadas.