História, perguntado por lucardosonasci, 1 ano atrás

“O golpe militar, deslanchado em 1964, contou com o apoio dos partidos de direita, da Igreja Católica, do mundo empresarial e de boa parte dos meios de comunicação. O processo de transformação pelo qual passava o país – as chamadas reformas de base, inclusive a reforma agrária – era visto como o caos preparatório de um golpe comunista, ou, ao menos, a prévia da implantação de uma República sindicalista, posto ser absolutamente impossível caracterizar o governo Goulart, e seu entourage, como comunista. Também desempenhou um papel relevante a atuação dos Estados Unidos, fomentando e organizando a oposição direitista, em uma nova e eficiente modelagem de intervenção [...]. Chegou-se mesmo a planejar uma operação militar norte-americana – chamada Operação ‘Brother Sam´, que dispunha o envio da frota do Caribe, com navios de combate e de abastecimento, para fazer a junção com os rebeldes brasileiros – em caso de a sedição transformar-se em guerra civil. De qualquer forma, atribuir ao ‘imperialismo’ a origem e, principalmente, o sucesso do Golpe de 1964 é um exagero indevido. Grande parte da sociedade brasileira apoiou, na primeira hora, os golpistas. Talvez possamos mesmo dizer que desejou o golpe. Instituições importantes da chamada sociedade civil perfilaram-se, inicialmente, ao lado dos militares. Claro, os vultosos recursos enviados pelos Estados Unidos e Alemanha Ocidental para a propaganda anticomunista, antes e imediatamente após o golpe, através da ação dos IPÊS, Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais – organização montada por militares e empresários, entre os quais Golbery do Couto e Silva, da ESG –, teve um largo papel no financiamento do golpe”. SILVA, F. C. T. O Brasil no mundo. In: REIS, D. A. Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014, p. 140. Considerando o texto acima e o contexto ao qual se refere, as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

Soluções para a tarefa

Respondido por marttini
5
Após os primeiros anos do regime civil-militar no Brasil, setores que haviam apoiado o golpe em 1964 passaram a criticá-lo.

joaomrk: ESSA É A RESPOSTA DO GABARITO : A grande mídia desempenhou um papel importante na difusão das ideias comunistas, destacando a importância das reformas propostas por Jango para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Respondido por darciofilho68
9

A grande mídia desempenhou um papel importante na difusão das ideias comunistas, destacando a importância das reformas propostas por Jango para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Perguntas interessantes