O Golpe de 18 Brumário deu origem a um novo período na política francesa. Sobre esse golpe, assinale as alternativas corretas.
A)O golpe foi deflagrado por girondinos membros da alta burguesia e por membros do Exército.
B)A instalação de um novo governo tinha o objetivo de colocar no poder um representante dos interesses da alta burguesia e que fosse uma figura forte, respeitada por toda a população.
C)O golpe deu fim ao período do Consulado, garantindo poderes exclusivos a Napoleão Bonaparte.
D)Napoleão Bonaparte articulou sozinho o Golpe de 18 Brumário para defender os interesses do Exército francês no processo revolucionário.
E)Deflagrado o golpe, três cônsules assumiram o governo francês: Napoleão Bonaparte, o abade Sieyés e o general Duco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Respostas certa são as alternativas: A, B e E (já conferi no Positivo On)
Explicação:
O Golpe do 18 Brumário foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou o fim da Revolução Francesa, a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano).
Passados 10 anos do início da Revolução Francesa, o país vinha sendo governado por um colegiado de líderes chamado de Diretório. Napoleão havia retornado de sua desastrosa campanha no Egito, e a França sofria com revoltas internas, além de uma ameaça real de invasão da Segunda Coalizão (forças reunidas pelos monarcas europeus liderados pelos Habsburgo e pela Rússia para acabar com a França Revolucionária).
Num primeiro momento, os deputados do Conselho dos Quinhentos e do Conselho de Anciãos se recusam a modificar a Constituição, mas, em face da forte pressão a que foram submetidos, acabam cedendo e nomeando um governo provisório que recebeu o nome de Consulado, onde três membros exerciam o poder de modo igualitário: Emmanuel Joseph Sieyès, Napoleão Bonaparte e Roger Ducos. Pouco depois, o Consulado seria reformado e deixaria de ser provisório, recebendo outros dois membros, Jean Jacques Régis de Cambacérès e Charles-François Lebrun, além de Napoleão, que permaneceu como cônsul.